BLOF

Conheça o método de criação usada pelo Google. Um processo de design em 5 fases, 5 dias, que seja rápido o suficiente e que possua ideias promissoras.

Estamos em um mundo corporativo onde não podemos perder tempo, porque tempo é dinheiro. E que, ao mesmo tempo, as chances de sucesso de qualquer projeto sejam grandes. Parece uma tarefa fácil?

Pensando nisso, o Google desenvolveu uma metodogia para tornar o processo de design ágil e informativo, e também para ajudar suas startups a passar rapidamente de um problema a outro, de um protótipo para feedback, e isso tudo em cinco dias.

O Processo: Google Design Sprint

O método, baseado no pensamento de design defendido por Ideo e pela Stanford d.school, chamado Google Design Sprint, é operado em 5 fases, onde cada fase dura 1 dia cada (8 horas) e todas as fases juntas demoram um total de 40 horas, trazendo muitas vantagens pelo curto tempo necessário. Nessas preciosas horas acontecem muito design, protótipos e testes de usuários.

As cinco fases do design do Google Sprint:

  • Descompactar (Unpack)
  • Esboçar (Sketch)
  • Decidir (Decide)
  • Protótipar (Prototype)
  • Testar (Test)

Fase 1: Descompactar

O processo do Google Design Sprint é projetado para ser executado por equipes, e não por indivíduos. Então é importantíssimo reunir todos e garantir que estejam focados na mesma direção.

Algo muito interessante é o fato que a equipe incluirá representantes de todas as funções relevantes e em todos os níveis da organização, como por exemplo patrocinadores, gerentes, profissionais de marketing, designers, desenvolvedores, atendimento ao cliente, vendas, suporte ao usuário, etc.

Na fase de descompactação, você reúne todos e será a hora de “descompactar” (ou entender) todo o conhecimento do problema dentro da equipe.

Dica: pode ser útil usar um facilitador externo para essas reuniões. Eles podem, então, fazer as perguntas necessárias para ajudar as pessoas a se concentrarem e garantir que a compreensão esteja completa sem que ninguém na equipe tenha que se dar conta disso.

Used Tags :

ardesign

No comments yet

WhatsApp